Quais cuidados devo tomar na hora de comprar um imóvel na planta?

31/10/2014 00:49

 

 

Verifique o histórico da empresa: a compra de um apartamento ou uma casa é um grande investimento. Sendo assim,você não está cometendo nenhum pecado de ser cuidadoso e “chato” em certos pontos. Afinal, é o seu dinheiro que está em jogo. A primeira coisa que você deve levar em conta é o histórico da empresa que está oferecendo a oferta.

Basicamente, há duas formas de checar a eficiência de uma empresa. A primeira é verificando o registro do empreendimento. Isso pode ser feito perguntando ao corretor qual é o cartório em que o imóvel oferecido está registrado. Tão ou mais importante do que isso é verificar se a empresa tem um histórico de venda de imóveis na planta. Procure saber com o corretor se há outras construções e (se possível) visite os donos para ver o nível de satisfação das pessoas, tanto com a entrega como com a qualidade do empreendimento.

Confira o contrato e veja detalhes: como o imóvel que está na planta é algo abstrato, é importante verificar alguns detalhes para não ter problemas posteriormente. As duas informações que devem ser observadas no contrato são em relação às especificações do imóvel e em relação ao preço.

Observe detalhes como a metragem do apartamento ou casa que você vai comprar. Se a empreiteira entregar um imóvel inferior ao que você comprou, há possibilidade de reclamações posteriormente. Além disso, verifique detalhes em relação ao preço como, por exemplo, se ele é fechado ou há alguma previsão de taxa posterior. Além disso, verifique previsão de custos extras e de entrega do imóvel. Veja se há sanções para a empreiteira caso haja atraso na entrega.

Veja a possibilidade de financiamento de imóvel: a compra de um imóvel na planta permite a possibilidade de você financiar o apartamento ou casa. Verifique a se Caixa Econômica Federal tem algum tipo de financiamento para a aquisição. Existem pessoas que compram casas ou apartamentos na planta como forma de investimento. Depois de construídos, eles vendem o apartamento por um valor muito maior do que o pago. Pode ser uma saída também.