Como comprar um imóvel.

31/10/2014 00:32

Muitas pessoas passam alguns anos ou mesmo a vida toda para realizar o objetivo (que acaba se transformando em sonho para muitas delas) de realizar a compra da casa própria. Por causa da inexperiência (afinal, raras pessoas compram casas e apartamentos diversas vezes a ponto de se tornarem experientes), muitos acabam cometendo erros na hora de adquirir um imóvel.

Por isso, é bom seguir algumas dicas básicas de como comprar um imóvel sem ter problemas com dívidas e também conseguindo fechar um bom negócio. Vamos trazer algumas dicas direcionadas para tipos específicos de imóveis.

 

Nas grandes cidades ou nos locais mais valorizados (como a cidade do Rio de Janeiro) o crescimento vertical é grande e o espaço cada vez mais caro. Com isso, os apartamentos acabam sendo mais procurados. O apartamento pode ser novo, usado ou comprado na planta. Veja vantagens e desvantagens de cada tipo:

Apartamento novo: a grande vantagem de comprar um apartamento é que você vai ter um imóvel de primeira. Além disso, apenas em empreendimentos novos é possível conseguir financiar 100% do imóvel. Por outro lado, um apartamento novo à venda chega a custar o dobro do preço de um usado.

Apartamento usado: um apartamento usado tem o preço bem mais em conta do que um imóvel novo. Dependendo do valor que você tem em mãos, dá até para fazer a compra à vista. Por outro lado, talvez seja preciso fazer algumas reformas. Além disso, será preciso dar uma entrada para a compra a prazo. Os programas de financiamento como os da Caixa Econômica Federal não dão 100% de financiamento para imóveis usados.

Apartamento na planta: uma terceira opção para compra de um apartamento é comprar um imóvel na planta. O preço não é tão caro quanto o de um imóvel novo. Por outro lado, você terá de ter paciência para se mudar. Isso acontece porque você deve esperar o imóvel estar pronto. Não se esqueça de se certificar com o corretor, se a construtora que você está contratando é de confiança.

 

Há pessoas que preferem adquirir uma casa do que um apartamento. Nas cidades grandes, as residências são mais valorizadas devido a escassez de espaço. Já no interior, chega a ter preço mais baixo do que de um apartamento. O trâmite de compra de uma casa é similar ao de um apartamento. A grande diferença está na capacidade de construir uma casa em um terreno.

Comprar um terreno e construir: a vantagem de comprar um terreno e construir é a capacidade de customizar uma casa. É possível fazer financiamentos em bancos para comprar um terreno. É preciso apenas ter cuidado com a região em que se vai comprar um terreno. Algumas construtoras vendem lotes em condomínios em locais mais distantes. Os preços são mais baixos, mas é bom tomar cuidado com a localização.

Comprar uma casa já construída: a outra opção é comprar uma casa já construída. As vantagens são similares a comprar um apartamento usado. Há de se ter cuidado com as reformas. Ainda há casos que vale a pena comprar uma casa já construída mais pelo terreno do que pela casa.